terça-feira, 7 de julho de 2009

Switchers de vídeo

Quem está no mercado a muito tempo, conheceu a linha de produtos chamada de Industrial. Era uma linha de equipamentos com características da Linha de Broadcast, mas com preços mais acessíveis para poder atender as pequenas e médias produtoras de vídeo.
Com a evolução tecnológica que integrou o mundo da informática e o do vídeo ( na minha opinião pode até acabar com a linha Broadcast) alguns produtos acabaram não sendo mais produzidos. Um deles é a linha de switchers.
Nos últimos dois anos parece que uma luz está se acendendo novamente. Está certo que os preços ainda estão meio produtivos e quando não, incorporam soluções nada simples, como por exemplo as entradas e saídas em SDI. Mesmo que se agregue conversores para ajudar, seus preços não ajudam.
O mercado foi dominado por um bom tempo, com a única solução economicamente viável, a mesa Panasonic AG-MX70. Ele tem mais 600 Efeitos Padrão, Efeitos 3D (Requer opcional AG-VE70) Entradas de Video Analogica :- Componente em BNC, S-Video . Possui arquitetura em frame sinchronizer, aceita Geração de Caracteres por Downstream Key.




Surge agora a Panasonic AV-HS400. O mixer multi-formato AV-HS400 é um tudo-em-um.
O sistema integra facilmente trabalhos HD / SD, misturando fontes de vídeo HD e SD. Possui um MultiViewer sendo possível dar saída a 4, 6 ou 10 imagens de diferentes fontes para uma única exibição de alta resolução, eliminando a necessidade de múltiplas fontes HD e monitores de preview ( economizamos em monitores). A arquitetura modular do HS400 vem com quatro HD / SD-SDI e quatro entradas HD / SDI, e pode ser expandido através de módulos.

Outra opção, cara para muitos bolsos, mas de qualidade inquestionável, é a
Sony - DFS-800. É equipado com oito entradas e saídas SD-SDI como padrão. No entanto, conforme mudam as necessidades dos usuários, esta quantidade pode ser aumentada para até 16, com a inclusão de placas de expansão opcionais. Tem também como características padrão: seis keyers (cada um capaz de realizar "chromakeying"), frame memory e unidade DME 3D de seis canais.

No mercado atual surgiu a fabricante Edirol/ Roland e seus produtos são dirigidos para aplicações em vídeo bem mais específicas, mas com o jeitinho brasileiro pode até substituir alguns switchers .

O Mixer de Vídeo V-4 traz um novo conceito em edição de vídeo para eventos ao vivo. Possue 4 canais de entradas de vídeo composto e alguns recuros bem interessantes, está certo que não para a produção de um programa televisivo, mas vale a pena mencionar.




Outro produto Edirol é o Video Mixer V-440HD que comporta-se de forma convencional, ou seja, a partir da seleção que for feita nos barramentos SD (A-BUS e B-BUS), o usuário obtém um barramento de mistura com um em que o resultado da zona SD está na primeira tecla da zona HD/RGB (C-BUS e D-BUS), razão pela qual, se trabalhada em HD, é possível considerar essa zona como o master e a anterior como um subswitcher. Como as saídas de cada um são independentes, é plausível fazer duas direções de imagem, uma para um videowall todo em composto e outra para uma apresentação de programa HD/RGB. O V-440HD não é mais complicado do que outros switchers disponíveis no mercado. Porém, esse produto tem uma filosofia muito própria. Vale apena entrar no site e abaixar o seu pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário