quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aprendendo produzir para HDTV – parte 3

A regra, com a TV digital, é evitar brilhos que estourem a luz da cena. Assim, até o Figurino está passando por modificações.
A costura tem que estar perfeita, sem linhas aparentes. Muitas das roupas são feitas à mão. As roupas de quase todos os personagens são feitas por costureiras e alfaiates à moda antiga. E com uma preocupação a mais nos tempos modernos.
Até o reparo em uma roupa tem que ser meticuloso. Um botão perdido, por exemplo, terá que ser substituído por outro igual. Não pode haver pequenos rasgos, fios soltos. Tudo tem que estar visualmente perfeito.

Produção de arte
Com o HD, a profundidade de campo é grande. Com isso, o fundo da cena, que antes aparecia desfocado, agora também fica mais nítido. Portanto, detalhes que só compunham o ambiente, como quadros, vasos e outros enfeites, passaram a ter papéis importantes. E é o pessoal da produção de arte que cuida deles.
Como a HD não perdoa imperfeições, mais de um objeto pode ser adquirido por estes produtores, principalmente se a produção for de uma novela ou seriado. Já pensou se este objeto sofrer algum dano? Muitas vezes não se poderá repará-lo, a solução é substituí-lo mesmo.
A qualidade destes objetos também terá que ser levado em conta. Não dá para comprar produtos de baixa qualidade.

domingo, 16 de agosto de 2009

Aprendendo produzir para HDTV – parte 2

A cenografia também passará por umas boas reformas. Principalmente os cenários de casas luxuosas.
Quando se grava tendo como cenário uma favela, o acabamento de uma casa, onde, a princípio, não há tanto acabamento, algumas “falhas” são admissíveis. Quando o cenário já é mais luxuoso, sabe aquela placa de compensado em que se vê a emenda? Sabe aquela bolha em uma segunda mão de tinta mal aplicada? O acabamento terá que ser mais realista. Cuidado! De longe, é lindo.
Para se ter uma idéia do esmero ainda maior que tudo passará a ter, até os profissionais que trabalham na lavanderia tiveram palestras sobre o assunto. Roupa amarrotada? Nem em sonho. Só se ele acabou de se levantar da cama!!
Tudo deverá ser mais ser criterioso na produção de elementos visuais. Antes as produções que utilizavam suporte Beta e DV não captavam pequenos defeitos,
manchas e imperfeições. Na cenografia da Televisão Analógica utiliza-se tapadeiras, pregos e fitas a mostra, práticas não perceptíveis até então. Na área de efeitos, são criados objetos cênicos a partir de isopor e madeira modelados e pintados de forma com que no vídeo analógico tomem forma de alimentos, frutas, alumínio e ferro. Em HDTV esses objetos cênicos parecerão como feitos realmente de isopor e madeira pintados. Precisa-se estudar os materiais utilizados na cenografia e substituí-los por outros mais convincentes. Pode-se optar por utilizar muitos objetos reais feitos dos próprios materiais que se deseja representar ao invés de produzir algo parecido. Optou também pela substituição de revestimentos de fibra de vidro e pisos sintéticos em paredes e solo por materiais como tijolos e granito. No formato widescreen, os cenários ficam mais horizontais e devem ter um acabamento melhor. Os planos ganham mais espaço e a composição de cena requer mais elementos cênicos verossímeis.
O uso de Computação Gráfica, tanto para a criação de cenários virtuais realísticos, como o uso da técnica de cromakey mais sofisticada, pode ser uma solução para determinados programas.
Cuidados a serem tomados: Qualquer tipo de brilho, por menor que seja, estoura a luz. Uma cabeça de prego mais para fora salta aos olhos. As cores ficam diferentes no vídeo. O branco passou a ser proibido, porque absorve mais luz e abre o contraste. Então, usa-se outra cor, como cinza claro e bege, para que na tela se veja uma parede branca. O verniz dos móveis tem ser impecável, senão aparecem até as marcas do pincel. E é preciso ter cuidado com a manutenção das coisas, porque arranhão que antes não aparecia agora aparece.



Não perca a Parte 3 – Outros pontos