domingo, 5 de julho de 2009

Falha Técnica

Se tem uma coisa que me irrita profundamente é a desculpa , que muitos e bota muitos nisso, se utilizam para explicar algo de errado que aconteceu: a falha técnica.
Estive este fim de semana consertando um sistema exibidor que apresentava falhas na exibição. A falha realmente existia, o sistema operacional perdia o harddisk onde estava o conteúdo que deveria ser exibido. Até agora acho que o problema não estava na HD e sim no controlador IDE da motherboard.
Enquanto esperava a transferência de arquivos para a máquina backup, fui obrigado a ficar assistindo aos programas comerciais que eram exibidos no horário. As famosas cópias mal feitas do ShopTour.
Começa mais um quadro do anunciante e percebo que apesar de o apresentador-vendedor estar com um microfone de lapela, todo o áudio do material era proveniente do microfone embutido da camcorder. Este problema se repetiu em mais alguns quadros.
O que acontece aqui não é mais uma falha técnica e sim uma mistura de incompetência do cameraman com arrogância e auto confiança. Muitos operadores se acham os bons e desprezam o uso do fone de ouvido. Já estou cansado de falar nos meus treinamentos de camcorder, que o simples fato do VU de led ou analógico se mexer, não é garantia de que o áudio desejado está sendo captado corretamente.
O pior disto é ouvir do cameraman a seguinte frase “ cara eu faço trabalho para Globo ( ou Record ou outra qualquer), sei como trabalhar....”. Talvez seja por isto que não aceitei trabalhar na Globo anos atrás!
Ai o sujeito entrega esta gravação mal feita, diz que foi uma falha técnica na saída de fone que não permitiu usá-lo, o editor tenta disfarçar na edição, o patrão que tem pouco recursos, conta uma mentira para o cliente que pagou e fica este ciclo vicioso que nunca acaba.Ai eu digo: fazer televisão é fácil! Que venha a TV digital! Com que conteúdo? Estes?!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário