sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mundo Digital 2

Voltando a aquela reportagem da revista Produção Profissional, um detalhe me chamou a atenção: Como a evolução tecnológica , a TV digital, vem alterando os meios de produção.
Estou montando um sistema de tapeless que vai permitir que os nossos três canais produtores de conteúdo possam gravar, produzir e exibir mais facilmente os programas, principalmente porque já há uma dificuldade em se trabalhar com fitas e a durabilidade, confiabilidade e os custos de manutenção dos VTs começam a me preocupar.
Para isto acabo de adquirir mais de uma dezena de gravadores digitais com HDs para trabalho em externa , além da montagem de uma pequena rede ethernet para o tráfego de determinados arquivos.
Já na reportagem, vejo que a Globo para fazer frente a esta necessidade de agilizar e garantir a produção, vem testando o uso de placas com memória flash, em substituição aos harddisks, por permitirem uma taxa de transferências dez vezes superior e acelerarem os processos de render na pós-produção.
Outra questão é o da segurança. As portas USB das ilhas de edição estão bloqueadas para evitarem a disseminação de vírus. São usadas apenas redes de alta densidade, as de Gigabit ethernet ou por fibras óticas.
A Engenharia da Globo está planejando a troca das câmera com CCD, por câmeras com chips CMOS. Para a produção de dramaturgias, consideram que a imagem do CCD possui muita profundidade , tendo todos os planos em foco, ao contrário das com CMOS e suas novas lentes, que podem proporcionar pouca profundidade. Isto mostra que o mundo digital está aproximando muito mais a estética do cinema com as produções para TV.
O uso destes recursos digitais, de softwares 3D, vem alterando até o tempo de gravação das cenas, reduzindo gastos e otimizando locações.
Aumenta assim as exigências de qualificações dos profissionais envolvidos. O departamento de criação, por exemplo, trabalha cada vez mais com profissionais capacitados em composição, modelagem 3D, pintura digital, inteligência artificial, produção de efeitos visuais; além da constante atualização dos operadores como cinegrafistas, diretores e produtores de diversas áreas.
A produção hoje, focada em HD, mostra que seus custos e suas exigências são altos e eu gerenciando um mundo ainda em SD, torço para que estes custos caiam rapidamente para poder dar este salto tecnológico.

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