domingo, 2 de agosto de 2009

Você me escuta?

Seja em que emissora de TV for, o ponto eletrônico é um meio invisível de comunicação entre quem comanda uma atração dos bastidores e quem se encontra diante das câmeras. Em programas ao vivo, ele serve para avisar o apresentador sobre a entrada de merchandisings ou de um intervalo comercial, ou até para cortar uma entrevista quando ela se torna enfadonha. Os apresentadores e jornalistas usam o que chamamos de memória de trabalho. As informações que vêm do ponto eletrônico são armazenadas enquanto eles fazem outra coisa. Na seqüência colocam em prática o que foi pedido. Usar bem o ponto é saber deslocar a atenção de uma coisa para outra com rapidez, sem precisar parar o que está fazendo. O ponto eletrônico está presente na maioria das atrações televisivas.
Você consegue manter a atenção, falando sobre um assunto, enquanto outra pessoa fica falando em seu ouvido? Você me escuta?
O ponto é utilizado em diversas ocasiões. Nas produtoras e emissoras de TV mexicanas, por exemplo, todos os atores utilizam-se dele para que não haja erros por falha de memória. No Brasil, alguns atores famosos se utilizam dele.
Você já ouviu algum apresentador reclamar ou interagir com “a voz do além” ou “ a voz que vem de cima”. Alguns apresentadores de telejornal diversas vezes se irritam e retiram o ponto durante uma matéria.
Há diversos modelos a disposição. O Ponto Eletrônico Intra-Canal é um mini receptor indutivo alojado dentro do Canal Auditivo. Seu processo de confecção e todo artesanal e é de uso exclusivo.


O Ponto Eletrônico Retro Auricular, é um aparelho utilizado atrás da orelha, com colocação de um tele-molde ou adaptadores Intra-canal, oferece grande qualidade ao usuário. Somente o adaptador é individual.
Há também o Ponto Eletrônico de Rádio Freqüência em VHF, na faixa de 150 MHz a 250 MHz. Utilizados em locais de baixo nível de ruído. Ideal para estúdios de jornalismo e programas de Talk Show. Para Externas que necessitam de um maior alcance, utiliza-se um Sistema de Ponto Eletrônico de Longa distância. Eles utilizam Rádios de Longa distância em VHF.
O Sistema de ponto eletrônico é baseado em um amplificador de potência que em conjunto com sua bobina indutiva cria um campo magnético. Este sinal magnético é captado pelos receptores indutivos, ou Pontos Eletrônicos Indutivos. Assim sempre é possível escutar um zumbido, bem baixinho, parecido com o de um walkie-talkie. O ponto não é silencioso. Tem um chiado constante. Se houver problemas na instalação pode-se ouvir uma estação de rádio, que interfere no sinal do ponto. Imagina como isto atrapalha quem está usando.
Alguns preferem que os assistentes e diretores de palco usem os pontos e passem as informações para o apresentador com gestos e dálias (cartolinas com avisos).
É questão de se acostumar e agüentar quem está do outro lado berrando, as vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário