domingo, 30 de agosto de 2009

Quadro de meteorologia

Você confia nas previsões do tempo apresentadas nos telejornais? Você gosta dos mapas cada vez mais sofisticados?
A mágica por trás dos quadros de meteorologia dos telejornais está toda baseada na técnica de cromakey. Aquela das telas azuis.

Uma equipe de meteorologistas trabalha diretamente como uma equipe do Departamento de Arte. São utilizadas as imagens de satélite, mapas dos estados e do Brasil, em conjunto com as informações fornecidas pelos Centros de Meteorologia dos estados.

Todo o processo de confecção do material visual é feito por uma estação Silico Graphics ou um similar. No estúdio, estão a disposição dos apresentadores, conjuntos de monitores. Em um deles está o sinal do teleprompter, com todas as falas e no outro monitor, o sinal com a imagem final, a soma do apresentador com o material gráfico. É este sinal que irá orientar o apresentador durante a sua movimentação, prevista na apresentação. O mesmo utiliza um controle de disparo, que muda as telas gráficas de acordo com a necessidade. Com a chegada dos equipamentos de cenário virtual, todo o processo ganhou mais dinamismo, permitindo uma movimentação constante dos apresentadores, que podem interagir com as imagens gráficas e até apresentar pequenas matérias e links ao vivo.

Um comentário:

  1. Gosto do modelo que a RTP adota em Portugal desde 2008, o apresentador interage com a previsão do tempo com uma tela de verdade: http://www.youtube.com/watch?v=b7Xj4kyIp34#t=81s

    ResponderExcluir