A produção televisa sempre deveria se preocupar com a qualidade da imagem, não se esquecendo da qualidade de seu conteúdo é claro. Estes itens foram meio que deixados de lado, com as mudanças tecnológicas e a popularização de algumas ferramentas de produção e distribuição.
Esta qualidade está retornando a pauta com o advento da HDTV e suas 1900 linhas, obrigando as emissoras e outras produtoras de conteúdo a reaprender alguns conceitos e estes serão revistos ou aperfeiçoados quando começarem as produções em 4K ou UltraHDTV.
Assim a imagem meio sem definição, sem um bom foco da TV analógica pura ou convertida em digital por MPEg2 e seus congêneres, serão substituídos por uma tela que ficará mais nítido ao olhar do público, o figurino e a maquiagem (passando pela caracterização) dos personagens exigirão cuidado redobrado. A cenografia também receberá mais atenção, principalmente nos acabamentos de cada ambiente.
Vou falar um pouco da maquiagem, não é meu forte, mas é um resumo do que ouvi e li.
Na maquiagem, um dos principais desafios, a preocupação é que mais será menos, ou seja, se emplastrar demais, a maquiagem ficará muita em evidência, tirando a vez da personagem, podendo chegar até a descaracterizá-la.
Antes se falava em correção e agora será composição.
Nos programas onde mostram personagens caracterizados, com bigodes, perucas ou costeletas falsas, por exemplo, as equipes de maquiagem e figurino precisarão ficar mais atentas para o público não perder a magia e "descobrir" que tudo é um fake.
Há muitas pessoas no meio artístico, principalmente as mais velhas preocupadas com a TV digital, já que qualquer ruguinha vai aparecer mais na tela ( e os atores adolescentes com suas espinhas? Problema para os esteticistas). Para elas, já existem cosméticos – algumas marcas já fabricam produtos especialmente para HD – não farão milagres, mas ajudarão muito. Por enquanto está sendo utilizado o make up airbrushing, que é aplicado em forma de jato escondendo a espessa camada de maquiagem de pancakes, corretivos e base exigidos em gravações com holofotes.
A base da maquiagem agora terá que ser muito, mas muito bem-feita, mas o ator terá que cuidar mais da sua pele a partir de agora, se preocupando até com o sol, valendo-se de protetores solares, principalmente em um país tropical como o Brasil.
Falando mais de uma preocupação: os cabelos. Estes precisarão ser bem cuidados, merecerão atenção àqueles que receberam tintura, pois aquela raiz preta estará mais evidente com a pureza da imagem HD.
A regra nos tempos modernos é evitar excessos. Nada de muita pintura no rosto, sob pena de ficar artificial. As cores mudam bastante e ficam mais vistosas e abertas com a alta definição e se os fios forem sintéticos, por exemplo, vão brilhar demais, porque a luz, agora, é captada com mais eficiência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário