Estava conversando com um editor e blogueiro também e discutíamos sobre uma nova ameaça a qualidade do conteúdo produzido e exibido pelas esquinas da vida.
Se não bastasse o assustador número de pesquisas no Google, de pessoas que tentam encontrar soluções mágicas para resolver o problema de falta de foco nas imagens estáticas ou não (ainda bem que isto não existe), descobrimos que se está desenvolvendo um software que permitirá tirar as tremidas e balanços de imagem durante a gravação.
Pesquisadores da Universidade de Winsconsin-Madison em conjunto com a Adobe, realizaram um estudo científico que conseguiu desenvolver uma técnica que promete revolucionar o trabalho de gravação de imagens, permitindo que pessoas sem nenhum tipo de equipamento especial ( uma steadcam , ligeirinho, ou grua), ou com problemas de estabilização possam criar material com aspecto profissional.
O artigo científico, assim como vários vídeos de exemplo podem ser copiados nesse endereço que agrega as informações sobre essa técnica de estabilização de vídeos usando computação gráfica 3D.
Veja o link: http://www.youtube.com/watch?v=3TlCGh5Pc90&feature=player_embedded
A técnica realiza o mapeamento do vídeo e simula o movimento estável da câmera. O processo funciona com a identificação de diversos elementos e pequenos desvios de movimento na câmera. Com esses desvios de movimento identificados, o sistema processa uma seqüência de imagens levemente esférica. Essa imagem esférica é que consegue passar a impressão de estabilidade no vídeo.
Ainda não há um versão comercial deste programa, não há nenhum plugin do Adobe para o Premiere ou mesmo um outro software a ser lançado.
Isto permitiria salvar algumas gravações no ombro, sem tripé. Você leu o "Ombro amigo" ?
Só espero que mais este recurso não gere mais ”lixo” que é exibido como programa independente no mercado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário